Quais são os tipos de colchões de casal que existem?
No Brasil, existem três tipos de colchão de casal. A principal diferença entre eles são as medidas deles.
Confira os detalhes de cada tipo de colchão:
Colchão de Casal
É a primeira opção de colchão de casal e mede 138×188 cm. É um tamanho convencional e é um tamanho bom para uma pessoa solteira ou um casal não muito grande. Se o casal tiver filhos que gostam de dormir na cama dos pais, ele vai ser pequeno.
Colchão Casal Queen Size
O colchão Queen size mede 158×198 cm, e é maior que o colchão de casal. É um colchão que tem feito bastante sucesso por ser mais espaçoso que o colchão de casal e sem necessitar de um espaço muito grande. Além disso, a diferença de preço não é muito grande.
Colchão King Size
Medindo 193×203 cm, o colchão King size é aquele colchão de cama de hotel dos sonhos. Super espaçoso para duas pessoas e para aquelas famílias que gostam de se reunir todos na mesma cama, seja para dormir ou assistir um filme.
O que analisar na hora de escolher um colchão de casal
Já vimos os diferentes tamanhos de um colchão de casal, agora vamos falar sobre os fatores que influenciam na compra.
Tamanho do colchão
O colchão deve ter um tamanho adequado para a altura das duas pessoas, sem que os pés fiquem de fora, e estar de acordo com os gostos e hábitos do casal.
Tipo de material
Além do confortável, o melhor colchão de casal é aquele que está adequado ao biotipo de cada pessoa. Isso significa que ele deve ter um bom suporte para acomodar dois corpos diferentes, sem prejudicar o alinhamento da coluna vertebral.
Os colchões de molas costumam ser recomendados para casais com pesos diferentes, por ser mais flexível e se adaptar mais facilmente às formas do corpo. Porém, cuidado com essa opção, pois as molas são mais sensíveis ao movimentos. O ideal é um colchão de molas individuais e ensacadas para evitar que o movimento de um não atrapalhe o sono do outro.
Por outro lado, os colchões de espuma não têm esse problema de balanço. Além disso é uma boa opção para quem sofre com dores nas costas, graças a sua sustentação. Para este tipo de colchão, devemos olhar a densidade e o peso suportado pelo colchão.
Pode ocorrer a transferência de movimento em alguns colchões de espuma. É recomendado conferir as especificações técnicas e buscar colchões que tenham a espuma que isolam as ondulações.
Segundo Adriano Passaglia Esperidião, Adriano Passaglia Esperidião, ortopedista e traumatologista da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), independente do material escolhido, a espessura do colchão deve ter no mínimo 15 cm para garantir um bom suporte do corpo.
Densidade
No caso dos colchões de espuma, existem quatro tipos de densidades. Quanto maior a densidade, mais firme é o colchão e maior o peso suportado. Busque algo que seja adequado para o casal em termos de firmeza e de conforto.
- D23: Suporta até 60kg
- D28: Suporta até 80kg
- D33: Suporta até 100kg
- D45: Suporta até 150kg
Qual é a melhor marca de colchão de casal?
Para responder a esta pergunta nos baseamos nos resultados do último teste de qualidade realizado pela Revista PROTESTE. A revista testou seis colchões de espumas das seguintes marcas: Castor, Emma, Zissou, Orthocrin, Ortobom e Probel.
Os critérios avaliados foram: suporte do corpo, estabilização, durabilidade, reciclabilidade, elasticidade, permeabilidade e pressão. A pontuação era de 0 a 5.
Quem levou o título “Melhor do Teste” foi a marca de colchões Emma, com a maior pontuação do teste (71). O colchão premiado foi o Emma Original, um colchão fabricado com tecnologia alemã e materiais de qualidade. Inclusive este colchão teve nota 4 nos quesitos durabilidade, suporte do corpo e estabilidade.
Além da qualidade, o colchão oferece outras vantagens como: teste de 100 noites, garantia de 10 anos e está disponível em vários tamanhos.