Qual o tipo de colchão mais confortável?
Os principais colchões disponíveis no mercado são: de molas ou molas ensacadas, de espumas e ortopédicos. Ambos podem ser confortáveis, mas vamos ver em detalhes as características de cada um.
Colchão de espumas
Fabricado, geralmente, com várias camadas de espumas, este tipo de colchão pode ser bastante confortável. Porém isso vai depender da densidade escolhida, pois quanto maior a densidade, mais duro ele será.
Para um conforto maior e bem estar da coluna, o colchão de espuma deve ser adaptado à estrutura do corpo, peso e altura. O ideal é que ele não seja nem muito mole, nem muito duro.
Também é importante conferir os tipos de espumas que são diversos. As mais comuns são:
- Poliuretano: são espumas mais baratas e confortáveis, porém possuem uma durabilidade menor;
- Látex: é um material orgânico, termorregulador e anti-alérgico;
- Airgocell: espuma de alta elasticidade que se adapta muito bem às formas do corpo. Além disso, por se comprimir bem, dá um sensação de frescor;
- Viscoelástica ou da NASA: criada pela NASA, essa espuma possui uma alta durabilidade e uma boa adaptação ao corpo.
Os colchões mais confortáveis são multicamadas e possuem camadas de espuma de Airgocell e de viscoelástica. É o caso do colchão Emma Original que, além de estar entre os melhores colchões, foi premiado com o selo Melhor do Teste pela PROTESTE.
Esta marca usa tecnologia alemã, fazendo com que o peso do corpo seja distribuído de maneira uniforme, aliviando zonas de tensão e criando mais conforto.
Colchão de molas
Este tipo de colchão é composto principalmente de molas, conectadas ou não, e de camadas de espuma. Ele pode ser de molas individuais, de fio contínuo ou de molas ensacadas.
As molas individuais e as de fio contínuo, são tecnologias mais antigas e apesar de serem confortáveis no começo, ao longo do tempo começam a fazer ruídos e balançar conforme nos movemos.
O mesmo não acontece com as molas ensacadas que são revestidas com uma camada de tecido, oferecendo maior estabilidade e conforto que as demais.
Por ser feito a base de molas, este tipo de colchão é bastante macio e confortável. Além disso, é uma boa opção para casais com estaturas diferentes, pois os movimentos de um não incomodam o outro, com barulhos e vibrações.
Colchão ortopédico
Digamos que não é o colchão mais confortável, já que é mais firme/duro que os outros colchões citados.
No entanto, pode ser uma opção agradável para quem tem problemas de coluna, pois ele oferece uma boa sustentação para o corpo, proporcionando um bom alinhamento da coluna vertebral.
Qual a densidade de colchão mais confortável?
Para que o colchão seja cômodo, a densidade deve estar adaptada ao peso e a altura da pessoa.
Confira os diferentes tipos de densidades e peso suportado:
- D23: Suporta até 60kg
- D28: Suporta até 80kg
- D33: Suporta até 100kg
- D45: Suporta até 150kg
Além disso, deve-se levar em consideração possíveis problemas de saúde e hábitos de dormir. Por exemplo, quem dorme “de lado” é recomendado um colchão um pouco mais macio para evitar o desalinhamento dos ombros.
Como escolher um colchão confortável?
São vários critérios para levar em conta na hora de comprar um colchão que seja confortável. Por isso, preparamos um resumo com os pontos principais:
- Escolha o tipo de colchão e a sustentação adequada para o seu corpo e as suas necessidades;
- Busque por colchões com selo de qualidade, pois isso indica que o fabricante seguiu todas as normas de qualidade.
- Teste antes de comprar. Parece algo óbvio mas faz muita diferença, pois cada um tem uma percepção diferente de conforto, independente da densidade;
- Confira as avaliações de outros compradores. É válido saber a opinião de quem já testou, principalmente se deseja comprar online.